segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DIA INTERNACIONAL da NÃO VIOLÊNCIA e da PAZ nas ESCOLAS

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, data que coincide com o dia da morte de Mahatma Ghandi, que tanto lutou pelo princípio da não agressão. 
Por isso, esta é a data ideal para que todos reflitam acerca das vossas atitudes e se sensibilizem para os valores de que tanto falamos nas aulas: a paz, a tolerância e o respeito pelo outro.
Devem ter tido a oportunidade de falar sobre este assunto com os senhores agentes da Escola Segura, na aula de Cidadania, mas é importante que cada ponha a mão na sua consciência  e pense de que forma tem contribuído para um clima de não violência e paz na Escola. Fico à espera de ler aqui os vossos comentários....
Já agora, seria interessante que fizessem uma pequena pesquisa sobre esse grande pacifista que foi Ghandi e logo me dizem o que aprenderam...




Boa semana para todos!

Meus queridos alunos, 

Espero que tenham aproveitado bem o vosso fim de semana e que o estejam todos a cumprir o nosso acordo, para bem dos meus neutrófilos...
Desejo-vos uma semana calma e cheia de aprendizagens novas e interessantes!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Concurso "Uma Aventura Literária"



Meus amigos, 

Não se esqueçam que estou à espera dos vossos trabalhos para os irmos aperfeiçoando . Consultem o site www.uma-aventura.pt decidam a modalidade em que querem participar:

- desenho (atenção: não imitar ilustrações dos livros!) e crítica de uma das obras das coleções "Uma Aventura"; Viagens no Tempo", "Os Primos" e "A Bruxa Cartuxa" ou  ainda "Há Fogo na Floresta" e "A Raposa Azul" ;

- modalidade de teatro - adaptação de um episódio  de "O Lobo Prateado"; "Três Fábulas", Rãs , Príncipes e feiticeiros", "Histórias e Lendas (Portugal, Europa, África e América";

- modalidade de texto original .

Uma vez que têm estado livres de trabalhos de casa de Português, poderá ser a vossa tarefa nestes próximos dias.

O primeiro que me enviar um texto receberá uma recompensa!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Resultados do Concurso " A Doutora Tira-Dentes"

1.º lugar - Francisco Rama
2.º lugar - Bernardo Sousa
3.º lugar - Mariana Pinto 

O prémio do Francisco deverá ser a versão integral do livro e espero que ele não se importe de o emprestar a quem o quiser ler (e, já agora, fazer uma fichita de leitura...
😉 ).

Parabéns aos três e parabéns a todos os que se esforçaram mas não conseguiram. Ficará para a próxima ...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

E quem diria que a professora está doente?

Meus queridos alunos, 


      Quem me viu na semana passada cheia de energia e alegria nem vai acreditar quando souber que, neste entretanto, já houve uma passagem pelas urgências do hospital e umas quantas notícias daquelas que eu não gosto nada de ouvir...
     Para já, vão ter que ficar uns dias sem mim. Não sei quantos ainda, mas sei que vocês se vão portar todos à altura e isso significa: não fazerem disparates; não entrarem em conflito uns com os outros, dentro e fora da sala de aula; estarem com atenção nas aulas; fazerem tudo o que os senhores professores disserem; participarem com interesse; terem vontade de superar dificuldades e , sobretudo, quererem superar-se a vocês próprios, porque somos sempre capazes de fazer mais e melhor....
     Assim,  faço um desafio a todos nós: a vocês, desafio-vos a trabalharem como deve ser e a deixarem-me orgulhosa. A mim, desafio-me a não me preocupar demasiado convosco e a fazer tudo o que os senhores doutores disserem. Se todos nós cumprirmos este desafio, tenho a certeza de que os meus glóbulos brancos (sobretudos uns malandrecos chamados neutrófilos!)  vão ficar tão contentes que, na próxima vez que fizer análises, em vez de ter uma miseráveis centenas que nem uma constipação são capazes de combater, vou ter um magnífico exército que me vai dar forças para voltar para junto dos meus queridos pimpolhos o mais depressa possível, porque é aí que que sinto bem! Aceitam o desafio?!
     Enquanto isso, apareçam por aqui para verem as surpresas que eu vou publicando...
      Um beijo muito grande às minhas meninas e aos malucos dos meus estarolas... E contem comigo assim, daqui a alguns dias...
...bom...mais ou menos assim...😄

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Excertos do "Diário de Bordo", 1.º período

(...) No final das aulas, fui apanhar o autocarro para regressar a casa. Ao longo da viagem, vi o dia escurecer através da janela do autocarro.
    Finalmente em casa, lanchei e fui estudar Inglês: amanhã há teste.
 (...) Hoje já não há tempo para brincadeiras,com muita pena minha. Foi um dia ocupado, mas aprendi muitas coisas novas. Mas a melhor parte do dia é estar a família reunida à noite.

Mariana Pinto (3/11/2016)


       Hoje de manhã, ainda o despertador não tinha tocado, já eu estava a acordar com um beijo da minha mãe que ia sair para o trabalho. Fiquei deitado na cama tão quentinha que nem me apetecia levantar, mas lá teve de ser !
       Quando saí à rua, achei que estava tanto frio: as temperaturas baixaram muito e dava para sentir! 

   Apeteceu-me ver neve! Como eu gostava de ir à serra, com muita neve para brincar!...Mas o meu destino era outro:apanhar o autocarro para a escola, e assim foi!
  Mais um dia recheado de aulas e de tanta coisa que aprendi. (...)
    De regresso a casa, voltei a sentir frio, ainda bem que tinha uma aconchegante lareira acesa à minha espera na companhia dos meus queridos pais...


Artur (22/11/2016)


    Hoje de manhã, ainda o despertador não tinha tocado, já eu estava acordada. Bastou levantar-me, para querer deitar-me outra vez! (...) Quando tomava o pequeno-almoço, pensava como iria ser o meu dia. (...) Fui a correr para a paragem do autocarro e fui-me sentar à espera da minha amiga Miriam . Lá veio ela. Ficámos a jogar jogos no telemóvel e a falar de coisas menos importantes do que a escola. (...)
     Quando fui para a sala de Ciências, fiquei nervosa porque íamos fazer o teste.(....)
   Cheguei a casa , fui lanchar e brincar. O jantar estava também delicioso (...) Fui para a cama, mas como ainda era cedo, fui para o telemóvel uns minutos.

Francisca (24/11/2016)


     Se há dias em que não me apetece levantar, hoje foi um deles! Acordei com os raios de sol a baterem-me na cara e com o meu irmão a pedir para eu ir brincar com ele. Vesti-me , comi e fui para a paragem, mas o problema é que cheguei tarde demais e lá se foi o autocarro a virar entre curvas a curvinhas.(...)
     Começámos o dia com Educação Física, para exercitar as pernas; de seguida, tivemos o temível teste de Inglês, que até correu bem; uns minutos depois, tivemos Educação Musical, para abanar o capacete e depois fui apanhar o autocarro, para ir almoçar com o meu avô. Entretanto, a minha avó chegou e fui buscar o meu irmão à escola e brincar com ele. Enquanto o sol se punha, estava na hora de ir para o ensaio do coro. Depois vim para casa, tomei banho, comi e vim para a cama. E assim foi um dia espetacular, que tinha começado cheio de preguiça!

Gonçalo (10/12/2016)


   (...) No autocarro, olhei para a janela e vi um enorme rebanho de ovelhas, tantas que nem as conseguia contar!              Quando cheguei à escola, fui para junto dos meus colegas e, quando tocou, tive H.G.P. e recebemos o teste. A mim, saltou-me um "suficiente", mas esperava um "bom"!
      (...) Às 10 horas fizemos um minuto de silêncio por causa das duas colegas nossas que tinham falecido 😢. No fim do meu coração estar mais aliviado e menos tristonho, tive Português...ai!! É sempre uma bagunça total e a minha querida diretora de turma até ficou com dores de cabeça...mas lá acalmou...(....) Finalmente tocou para almoçar e o almoço foi massa com atum e sopa de couve. Soube mesmo bem uma sopinha! De tarde, tive Música, mas nessa música não tocámos nenhum instrumento: o "setôr" Cordeiro deu-nos outra aula de Cidadania!
     Ás 4h30, apanhei o autocarro com o meu amigo Gabriel e outra vez olhei para a janela e outra vez vi um enorme rebanho de ovelhas, mas desta vez vi também o pastor e um lindo cão.(...)

Guilherme (12/12/2016)


    Ao acordar com um lindo toque, levanto-me para enfrentar mais um grande desafio que vai ser este dia 13. Depois de me vestir e tomar o pequeno-almoço, aí vou eu , caminhando pela estrada fora até à paragem de autocarro, acompanhada pela minha avó. (...) Chegando à escola, lá conversamos uns com os outros  e depois lá vem o toque de entrada: sala de aulas, primeira disciplina: Português, que é dada pela nossa amiga "stôra" Marta Paiva💜 (...)
    Horas de almoço: ida para o refeitório que se encontra uma grande confusão, mas, com um bocadinho de paciência, lá consegui almoçar. (...)
    Novamente o toque de saída: regresse a casa contente, com mais um lindo dia.

Joana (13/12/2016)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Balanço do 1.º período

O 1.º período foi o da adaptação à escola grande; às intermináveis filas de almoço; aos cacifos  mais altos que os pirralhitos do 5.º ano;  à novidade das viagens de autocarro apinhado de outros alunos quase sempre maiores e mais atrevidos. Foi o período da adaptação aos novos professores, às suas diferentes personalidades e modos de trabalhar. Foi o período da DESCOBERTA...