Na casa dos Mendes, moravam os pais, Inês e a gata Lila. A menina já andava no segundo ano e se havia disciplina que odiava era Português. As letras faziam-lhe muita confusão...Mas, com uma família de escritores, como se poderia escapar?
A sua casa parecia ser feita de páginas e histórias, sempre desarrumadas. Lila, às vezes, subia às pilhas de livros parecendo interessada, mas, de seguida, o que se ouvia era um "Salta já daí!" vindo de Inês.
Numa noite escura como o breu, Inês não pregava olho e as ventanias gélidas da janela partida faziam-na encolher-se com frio. Desceu as escadas até à sala e deparou-se com o seu pai transformado em elefante e, das páginas soltas dos livros, saíam outros animais, De repente, um cavaleiro apareceu e explicou a Inês que, para os seus pais voltarem ao normal, teria de juntar todas as páginas soltas.
No fim das arrumações e de encontrar as páginas dos livros, as personagens reuniram-se explicando a Inês que a leitura é essencial para a vida. Terminada a conversa, ela quis ler e...
- Mãe, pai! Já não são animais!
A leitura transporta-nos para outros mundos e novos lugares mágicos...
Maria Miguel
Sem comentários:
Enviar um comentário